"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Resumos [História Geral]: ERA NAPOLEÔNICA


1. Introdução: Golpe do 18 Brumário: no dia 10 de Novembro de 1799 ( 18 de Brumário, pelo calendário Revolucionário), Napoleão retorna do Egito, com o apoio do Exército e da Alta Burguesia, dissolve o Diretório e estabelece um novo governo, conhecido como Consulado. O período Revolucionário chegava ao fim e começa um período de consolidação do Poder da Burguesia.

2. Consulado: Período dos Três Cônsules: até 1802 o novo governo francês (Consulado) era comandado por 3 magistrados com o título de Cônsules, sendo Napoleão o primeiro e a quem caberiam as decisões, enquanto os outros dois teriam apenas o voto consultivo. De 1802 a 1804, ampliando seu poder, Napoleão estabeleceu o Consulado Uno.

3. Consulado Uno – Política Interna:A administração foi bastante centralizadora; lei ratificando a distribuição de terras realizada durante a reforma agrária do período do Terror; criou o Banco da França e a Sociedade de Desenvolvimento da Indústria Nacional; o Sistema Tributário francês foi reformado, com a criação de uma nova moeda: o franco; fortalecimento do Ensino Público e criação de Liceus (centros de preparação para professores; em 1801 o papa Pio VII e Napoleão assinaram a Concordata.


Ø4. Consulado Uno – Política Externa: Derrotou os exércitos Austríacos na Batalha de Marengo (1800); assinou um tratado de paz com a Rússia; a Inglaterra assinou com a França a Paz de Amiens (1802); adotou medidas de proteção alfandegária; em 1803 Napoleão planejava reconstruir seu Império Colonial.

5. Império : em 1804 Bonaparte fez-se coroar Imperador dos Franceses com o título de Napoleão I: Centralizou todos os poderes do Estado;  Napoleão I empregou todas as suas forças no sentido de liquidar o poderio inglês;  derrota na Batalha de Trafalgar; vitória contra os autro - russos em Austerlitz;  Confederação do Reno: apoio de dezesseis príncipes alemães.


6. Bloqueio Continental:  Napoleão, pretendendo enfraquecer economicamente os ingleses, decretou em 1806 a proibição de qualquer país comercializar com os ingleses:  Somente Portugal e o Papado constituía uma brecha na Bloqueio Continental;  Portugal não aderiu ao Bloqueio provocando sua invasão (1807) pelas tropas do general francês Junot . A invasão de Portugal obrigou D. João VI a fugir para o Brasil com o apoio inglês;  Em 1808, tropas francesas tomaram Roma e prenderam o Papa;  Crise após a Batalha de Leipzig. (1813).

7. Queda de Napoleão: Derrota para a sexta coligação:  Napoleão é preso na Ilha de Elba. (1814);  A monarquia é restaurada com Luís XVIII. Governo dos Cem Dias:  Napoleão em 1815 abandona seu exílio na Ilha de Elba voltando para Paris;  A sétima coligação derrota Napoleão na Batalha de Waterloo e Napoleão é preso na Ilha de Santa Helena.

8. Congresso de Viena (1815): Reorganização do Mapa Europeu:  a restauração das dinastias destituídas pela Revolução e consideradas "legítimas"; restauração do equílibrio entre as grandes potências, evitando a hegemonia de qualquer uma delas; Tratado de Paris. Santa Aliança: ajuda mútua das monarquias européias em nome "da religião, da paz e da justiça" . Seu objetivo era estabelecer o direito de intervenção em qualquer região européia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa.


Exercícios de Fixação

01. Relacione o Bloqueio Continental com a mudança da corte portuguesa para o Brasil.

02. Qual a importância da Rússia para a queda de Napoleão?
03. Explique o Congresso de Viena e a Santa Aliança.

Professor Marcelo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário