"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein

sábado, 11 de junho de 2011

Resumos [História Geral]: REFORMA PROTESTANTE



1. Conceito: A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha, que questionava diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. 



2. Antecedentes: Abusos cometidos pela igreja católica; nova visão de mundo: renascimento.


3. Principais Críticas à Igreja Católica: Venda de indulgências: perdão dos pecados mediante pagamento; Simonia: a venda de relíquias sagradas; Corrupção  no Clero:  quebra do celibato e venda de cargos eclesiásticos; Condenação da Usura: condenação pela igreja católica dos empréstimos a juros e lucros excessivos da burguesia.


4. As 95 Teses de Lutero: Tudo começou quando, para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, o papa Leão X ordenou a venda de indulgências; em 1517, o monge Martinho Lutero se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome do papa; ao ser ameaçado por Tetzel, Lutero reagiu, afixando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 Teses, documento que condenava a venda de indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja.


5. Dieta de Worms: foi uma reunião de cúpula oficial, governamental e religiosa, chefiada pelo imperador Carlos V que teve lugar na cidade de Worms (Alemanha), entre os dias 28 de Janeiro e 25 de Maio de 1521; a disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1521, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina; Martinho Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, mas Lutero não so defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.

6.






















7. Contrarreforma: Reação da Igreja Católica à Reforma Protestante; as principais iniciativas da Contra-Reforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e o aumento das atividades do Tribunal da InquisiçãoO Concílio de Trento condenava a doutrina protestante, aconselhava a formação dos sacerdotes em seminários e instituiu uma lista de livros proibidos – o Index; Noite de São Bartolomeu: ocorreu na França, em 1572. Na ocasião, mais de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos.


8. Exercícios de Fixação:


01. O que  Lutero quis dizer quando afirmou que a Basílica de São Pedro (sede do papado) foi “construída com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas”?

02. Quais as relações culturais da reforma protestante com o renascimento?

03. “Em 1517,quando colocou aquele papelzinho na porta da Catedral de Wittenberg, Lutero não estava criando uma seita religiosa, mas inaugurando o mundo moderno”.
Explique essa afirmação.

04. Quais as práticas do clero que contribuíram para que a igreja perdesse o prestígio?

Professor Marcelo Menezes

Um comentário:

  1. incrívelmente fantástico!!
    adorei..
    tenho um blog sobre histotia tbm.. ^^ dá uma olhada no meu.. =p
    www.vestibular-historia.blogspot.com

    ResponderExcluir