"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resumo [História Geral]: HEBREUS, PERSAS E FENÍCIOS


Hebreus

Origem: De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina).

Localização: Região da Palestina, banhada pelo Rio Jordão.

Política: Patriarcas: sociedade com submissão da mulher ao homem; período marcado pela fragmentação política; Juízes: chefes militares com destaque para Sansão e Josué. fase de transição entre a descentralização e a monarquia; Reis: Monarquia Teocrática onde a origem do estado foi a luta militar contra cananeus e filisteus pelo controle da Palestina. Principais Reis: Davi e Salomão.

Êxodo: Libertação do cativeiro egípcio, liderados por Moisés que recebeu as tábuas das leis das mãos de Deus no Monte Sinai; 


Diáspora: Divididos e fragilizados foram dominados por outros povos. Israel foi conquistado pelos assírios e Judá foi dominado pelos caldeus; provocada pelos romanos (Tito e Adriano) foi a destruição do Templo de Jerusalém e a dispersão dos judeus pelo mundo.

Sionismo: Movimento de retorno à terra prometida que só terminou em 1948 com a criação do Estado de Israel pela ONU.


Persas

Origem: Em torno de 1.500 a.C., tribos da Ásia Central conhecidos como tribos indo- européias, invadiram e ocuparam o atual planalto do Irã.

Localização: Oeste da Mesopotâmia. 


Religião: Zoroastrismo: dualista (bem contra o mal) – Maniqueísta;  
Ormuz e Arimã .

Características: Fusão de persas e medos em 600a.C; Economia agrícola; Camponeses pagavam altos tributos; Comércio fácil (estradas, perto da fenícia); Poder nas mãos do Imperador; Satrapias (poder local) – fiscais do rei; Elite e sacerdotes – exploração dos trabalhadores e escravos;



Fenícios

Origem: Entre meados do 2º e do 1º milénio a.C., na costa do Mediterrâneo Oriental, desenvolveu-se a civilização fenícia. Organizada em cidades-estados e desenvolvendo o comércio marítimo, este povo foi responsável por uma das mais importantes invenções: o alfabeto.

Localização: Localiza-se em uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano (proximidades do que hoje é o Líbano), na Ásia.
Características: Os fenícios se destacaram na arte da navegação; Na política, a Fenícia vivia em regime de monarquia. O rei era denominado Sufeta; na sociedade fenícia  não havia mobilidade social; Na economia, os fenícios se destacaram no comércio marítimo, construção naval, produção têxtil e metalurgia.

Professor Marcelo Menezes


10 comentários: