"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein

terça-feira, 6 de abril de 2010

"As pessoas devem continuar em casa nesta quarta", diz prefeito do Rio



Escolas municipais e estaduais não vão abrir pelo segundo dia consecutivo


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recomendou que os moradores do município evitem sair de casa também nesta quarta-feira (7) por medida de segurança. Segundo ele, escolas municipais e estaduais não vão funcionar. Até o final da tarde, o Corpo de Bombeiros contava 95 mortes pela chuva no Estado.
- A situação da cidade ainda é bastante complicada e, provavelmente, teremos problemas amanhã de manhã [quarta-feira]. Não sei em que grau. Vamos avaliar durante a madrugada. Escolas municipais não vão funcionar e o meu pedido é para que escolas particulares do Rio também decretem feriado. Conversei com o governador Sérgio Cabral e as escolas estaduais das cidades da região metropolitana não vão abrir. Somente os serviços considerados essenciais devem operar para facilitar nosso trabalho.
Em entrevista à imprensa, Paes afirmou que este não é momento para se discutir causas e consequências do forte temporal que atinge a cidade desde a noite de segunda-feira (5). Segundo ele, "a prioridade é salvar vidas, informar e orientar a população".

- É inoportuno falar de causas do temporal agora, porque temos pessoas morrendo. Isso não é prioridade. Vale lembrar que estamos diante uma situação completamente atípica. Eu prefiro me concentrar em tentar salvar vidas e organizar a cidade.

O prefeito do Rio informou ainda que, por causa do temporal, o município tem quatro pessoas desaparecidas e pelo menos 1.410 desalojadas. Ele não soube dizer naquele momento quantos estão desabrigados ou feridos.

Na tarde desta terça-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), decretou luto oficial de três dias pelas vítimas da chuva. Ele pediu a quem mora em áreas de risco ou vizinhas a locais que já deslizaram que procure a casa de um parente ou espaços públicos, como ginásios e igrejas, para se abrigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário